segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Biografias dos Autores e História do Hino :







AUTOR e COMPOSITOR
Edwin Smith Ufford
(1851-1929)

Nascido no dia 10 de Fevereiro de 1851, veio a falecer no dia 8 de Dezembro de 1929, em Union, Maine, cidade natal da sua esposa, onde se encontra enterrado em Appletown.

Ufford frequentou a Academia Stratford em Connecticut e o Seminário Teológico Bates em Maine. Foi licenciado para pregar em 1878 pela Primeira Igreja Batista de Portland, estado de Maine, e foi consagrado no ano seguinte pela Primeira Igreja Batista de East Auburn, Maine. Continuou servindo nas igrejas batistas de Alna, em Maine e Canton, Dedham, Hingham, Winchendon, e Willimanset, no estado de Massachusetts.

Suas obras incluem:

- Convert’s Praise

- Life-Long Songs 
- Wonderful Love

- Gathered Gems 
- Life and Light No. 2, with E. S. Fogg & T. W. Barker (Cincinnati, Ohio: 1894)


É dele, também, a composição do hino 259 da Harpa Cristã, "Creio eu na bíbla", em parceria com Wenford G. Schurman (3º verso), em 1909, traduzido por Paulo Leivas Macalão.


COMPOSITOR
George C. Stebbins
(1846-1945)
Nasceu no dia 26 de Fevereiro de 1846 em East Carlton, New York. Faleceu no dia 6 de Outubro de 1945 em Catskill, New York. Encontra-se enterrado no cemitério Maple Lawn em Kew Gardens, Brooklyn, New York.
Estudou música em Buffalo e Rochester, New York e tornou-se professor de canto. Por volta de 1869 mudou-se para Chicago, Illinois, para juntar-se à Produtora Musical Lyon and Healy. Também tornou-se diretor musical da Primeira Igreja Batista de Chicago. Foi alí que conheceu líderes na área de música gospel, tais como: George Root, Philip Bliss, and Ira Sankey.
Aos 18 anos de idade Stebbins mudou-se para Boston, Massachusetts, onde veio a ser diretor musical na Igreja Batista da rua Claredon, cujo pastor da igreja era Adoniran Gordon. Dois anos depois Stebbins tornou-se diretor musical do Templo Tremont em Boston. Logo em seguida envolveu-se em campanha evangelísticas de Moody e outros. Mais ou menos em 1900 Stebbins trabalhou como evangelista na Índia, Egito, Itália, Palestina, França e Inglaterra.
Suas obras incluem:
Reminiscences and Gospel Hymn Stories (New York: George H. Doran Company, 1924)


TRADUTOR
José Teixeira de Lima (J.T.L.)

(Não há informações, no momento)


HISTÓRIA DO HINO

A versão em português, cujo título é FOGO DIVINO, trata-se de uma adaptação feita por José Teixeira de Lima, para o texto original “Throw out the life line”, escrito pelo Reverendo E. S. Ufford, em 1888, que também compôs a melodia. O arranjo é de George C. Stebbins, em 1890. A tradução deste texto foi feita pelo pastor Paulo Leivas Macalão e se encontra no hino Nº. 518, com o título SALVA-VIDAS, utilizando a mesma melodia.

O Reverendo E. S. Ufford, muito conhecido como pregador batista e evangelista, quando observava um treinamento de salva-vidas no Posto do Corpo de Bombeiros em Point Allerton, Nantasket Beach, ficou completamente concentrado na ordem que foi dada: "Atirem a bóia salva-vidas" e a visão do equipamento em ação, combinava com a cena de um naufrágio, como se estivesse ocorrendo naquele momento. Portanto, isso tudo formou um quadro na sua mente, de tal forma que pode elaborar uma melodia que ao mesmo tempo se transformava num hino-sermão. De volta para sua casa, ele escreveu o texto que exteriorizava a inspiração que sentiu naquele momento. Como era cantor e músico, conseguiu sincronizar com perfeição, música e poesia, de tal forma que tudo foi parecido com o que aconteceu a Ira D. Sankey, quando compôs "Ninety and Nine" (As noventa e nove). Em quinze minutos estavam prontas a letra e a melodia. Em 1888 foi publicada a partitura e, posteriormente, adquirida por Sankey, depois de harmonizada por George C. Stebbins, foi publicada no Winnowed Songs, em 1890.

Em português, José Teixeira de Lima (J.T.L.), mudou o sentido do texto original que diz respeito ao resgate de um náufrago. Em vez disso, procurou elaborar um texto envolvendo o batismo com o Espírito Santo, o fogo lá do alto que nos dá poder, graça, luz, o fogo pentecostal que nos inflama com calor, arde em nosso peito e nos dá valor, consumindo todo o mal. Talvez isto tenha ocorrido em razão de haver sido utilizada como fonte outra letra diferente da original, até mesmo em inglês.



Hino 122 - Fogo Divino

Irmãos este hino é muito bonito, pois ele é um pedido, e este pedido é para que o Senhor envie o seu Espírito Santo sobre nós.Eu espero que você tenha o mesmo desejo.Aproveitem este hino!!!





FOGO DIVINO                          122
 1Fogo divino, clamamos por ti;
Vem lá do alto, vem, desce aqui;
Ó vem despertar-nos com teu fulgor;
Vem inflamar-nos com teu calor.
Desce do alto, bendito fogo,
Desce poder celestial!
Desce do alto, bendito fogo,
Vem, chama pentecostal!
2 Desce, Espírito Consolador,
Desce e enche-nos de santo amor,
Desce ao mundo, nos mostra Jesus;
Dá-nos poder, vida, graça e luz.
3 Arde em minh'alma, ó chama de amor
Arde em meu peito e dá-me valor;
Consome todos os restos do mal;
Desce já, ó fogo pentecostal! J.T.L.



 Texto Bíblico 

 Eu quero começar este ensino dando-vos Paz do Senhor!Neste ensino eu explicarei sobre a santificação do crente, para isso vamos a Bíblia:

 1 Timóteo 4.5: "Porque, pela palavra de Deus e pela oração, é santificada"

 Este versículo já da a resposta da pergunta :

" O que nos santifica? "

1ª "Pela palavra de Deus..."
2ª"...e pela oração"

" Mas qual a razão destas duas coisas nos santificarem? "

1ª A palavra de Deus nos dá há direção que devemos seguir(é Deus falando conosco diretamente).Por esta razão leia a Bíblia escolha um livro da Bíblia que você gosta e comece a ler.

OBS: Se você quer entender mais sobre a origem de tudo leia Gênesis;
          Se você quer aprender a ser um jovem agradável aos olhos de Deus leia Provérbios(mães de     todo o mundo!!se vocês querem ensinar lições para seus filhos, leiam junto com eles o livro de Provérbios,  acreditem funciona, minha mãe fazia isto comigo);
          Se você quer aprender mais sobre a vida de Jesus leia Mateus, Marcos, Lucas e João;
          Se você quer saber sobre a vida dos apóstolos e como Deus operou neles leia Atos dos Apóstolos; 
          Se você quer saber mais sobre o fim dos tempos, Nova Jerusalém o Arrebatamento leia Apocalipse(um conselho que meu pai me deu leia Apocalipse junto com Daniel pois o que esta no livro de Daniel se cumpre em Apocalipse)

 ATENÇÃO

OBS:CASO HAJA ALGUMA DÚVIDA SOBRE AS DOUTRINAS DOS LIVROS CITADOS ACIMA (ESPECIALMENTE APOCALIPSE) FAVOR PERGUNTE PARA NÓS OU PARA O SEU PASTOR.TODAS AS DÚVIDAS DEVEM SER TIRADAS A LIMPO PARA QUE NÃO HAJA NENHUM ERRO DE COMPREENSÃO DAS DOUTRINAS DA BÍBLIA!PARA FAZER AS PERGUNTAS VÁ NO FINAL DE ALGUMA POSTAGEM E CLIQUE EM COMENTÁRIOS ESCREVA A SUA PERGUNTA E O SEU E-MAIL E NÓS ESCREVEREMOS A RESPOSTA, CASO NÃO MANDEMOS A RESPOSTA NO SEU E-MAIL FIQUE TRANQUILO POIS NÓS FAREMOS UMA POSTAGEM E DAREMOS AS RESPOSTAS DE TODAS AS PERGUNTAS!

2ª A oração é o modo como nós adoramos a Cristo e como nós falamos com ELE.

 Se porventura não meditarmos na palavra de Deus e se não orarmo,s sabe o que aconteceria conosco?FICARÍAMOS SEM A DIREÇÃO DE DEUS!!!E sabe o que acontece com quem fica sem a direção de Deus?Ele deixa o caminho da salvação e vai para o da perdição!!!O que não seria nada bom não é mesmo?

 "Então como eu faço para não sair da presença de Deus?"

Salmos 1.1-2:"Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite." 

 Se você não quer sair da presença de Deus não faça as vontades da carne, no lugar disso ore e medite na bíblia.Lembre-se das palavras de Jesus:

Mateus 26.41 "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação"

Conclusão:Leia a bíblia e ore, ore muito para que não só você seja santificado, mas ao seu próximo, mas como?Pelo seu testemunho! Do que adiante você pregar e não praticar ou do que adianta você ouvir e não colocar em prática, por isso sempre de bom testemunho, pois muita das vezes não vai ser com palavras que você vai salvar uma alma mas pelo testemunho.Mas lembre-se de uma coisa:SE VOCÊ QUER AJUDAR AO SEU PRÓXIMO, ANTES AJUDE A SI MESMO! ( Lucas 9.25 "Por que aproveita ao homem granjear o mundo todo, perdendo-se ou prejudicando-se a si mesmo?" traduzindo "Do que adianta o homem salvar o mundo inteiro se sua alma esta perdida".Por isso antes de ajudar ao próximo cuide da sua salvação para que você possa salvar ao seu próximo e a  você também.